Sexta-Feira
21/02/2020
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência comemorado em Campo Mourão; fotos
publicado em: 03/12/2019 - 17:48h

Foi comemorado nesta terça-feira, 3, com ações em Campo Mourão, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A abertura foi durante a manhã, no Auditório da Biblioteca Municipal Professor Egydio Martello, com apresentações culturais das APAES de Campo Mourão e cidades vizinhas, também com mostra de serviços voltados a pessoa com deficiência e blitz educativa realizados na área central da cidade.

   > Clique na imagem para mais fotos

A realização é do Município de Campo Mourão, por meio da Secretaria da Assistência Social (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMUDE), Secretaria da Saúde (Restaurar) e Secretaria Municipal da Educação (Departamento da Educação Especial).


No período da noite, acontece a palestra com o tema “Acessibilidade Já! Uma Responsabilidade Profissional e Social”, com o arquiteto e urbanista Ricardo Mesquita, no Auditório do Centro Catequético.


O palestrante da noite, participando dos eventos inaugurais da manhã falou sobre os perigos que os condutores de moto estão expostos. João Maria Ferrari Chagas, Presidente do COMUDE, agradeceu a presença do público presente. “É somando esforços que este momento pode ser vivido, temos que agradecer as pessoas que ajudam a causa da pessoa com deficiência. Com este evento realizado podemos sim sair mais sensibilizados, que possamos quebrar paradigmas. Muito há de ser feito neste sentido, mas ainda há muito a ser feito. Ainda podemos mudar a atitude de muitas pessoas, pensando no todo, em toda a nossa cidade, a tornaremos ainda mais acessível e com muito mais chances para pessoas com deficiência, para os obesos e para os idosos, para que possamos ir e vir sem obstáculos”, destacou.


Representando o prefeito Tauillo Tezelli, o Secretário da Fiscalização e Ouvidoria, Cristiano Calixto, destacou a importância de participar de evento de uma causa relevante, que fala também da acessibilidade. “Os direitos da pessoa com deficiência devem ser assistidos, vamos sempre estar trabalhando na fiscalização, incentivando as pessoas a promover ações em favor de quem ter qualquer dificuldade com acessibilidade. O proprietário de imóveis, e de empresas, deve também reparar sua calçada, deixando em condições de trânsito dos pedestres, das gestantes, crianças, idosos e para a pessoa com algum tipo de deficiência. Tenho certeza que num evento como este, muitas experiências são trocadas, com um aprendizado a mais também para todos nós”, concluiu.

Fonte: Da Redação com Assessoria
Contato: [email protected]
VOLTAR
IMPRIMIR
ENVIAR
X
Meu Nome:
Meu E-mail:
Para:
E-mail:
Mensagem: